Meus sinceros parabéns ao Pato Fu pela coragem de inovar completamente com esse novo álbum "Música de brinquedo" indo de encontro à essência da banda pop-rock desde o primeiro álbum em 93, o "Rotomusic de liquitificapum!". Esse álbum mais "infantil", por assim dizer, não deixa a desejar quando refere-se à originalidade, muito pelo contrário, acredito até que seja o mais original da história da banda. Arranjos bem bolados - sempre limitados pela capacidade de cada instrumento - e muita criatividade em jogo. O problema só, acredito eu, tenha sido a mixagem das músicas, na minha humilde opinião deixou a desejar. O projeto tinha tudo pra ter sido cem por cento mas acho que pecou bastante na pós-produção (algumas músicas ficaram muito pobres ou com o som de alguns brinquedos um tanto confusos, além das duas crianças que poderiam ter sido melhor escolhidas pra fazerem o backing vocal ou então, melhor mixadas).
Na prova dos nove acho que o álbum ficou bem bacana, avaliando desde o conceito do que seria e a coragem de cada músico em topar fazer esse projeto até à escolha das músicas e o cuidado com cada instrumento escolhido combinando com cada canção. Com certeza foi uma trabalheira danada, e é isso que valoriza muito um projeto, deixar de escolher o caminho mais "fácil" e optar por um inovador, seguir novas direções, acho que isso renova uma banda e mostra que ela não tem medo de errar.
A turnê foi o que mais me surpreendeu, tive o prazer de estar num show do Pato aqui em Salvador e presenciar eles usando os mesmos instrumentos de brinquedo das gravações, ao vivo, no palco. É muito bacana ver a sintonia em que eles precisam estar para que cada brinquedo seja usado na música certa, no momento certo, e são diversos deles, é verdadeiramente um espetáculo. Propositalmente ou não foi isso que atraiu um novo público em massa aos shows, as crianças. Todo esse espetáculo mostra que música nunca fica velha, e tem esse poder de estar sempre surpreendendo e cativando novas e novas gerações. Com todos os prós e contras acho que o "Música de brinquedo" foi um dos melhores álbuns do ano de 2010, por todos os motivos já ditos e por muitos não ditos aqui, que só podem ser sentidos ao ouvirmos.
O Pato foi chamado pela produção do Fantástico neste último domingo, já que estão em ritmo de brincadeiras, para tocarem a tão famosa música "Boas festas" do Assis Valente. O resultado foi muito bacana e vamos compartilhar aqui com vocês:
Acesse o site oficial da banda e fique por dentro das novidades.
Comprar álbum na Saraiva ou Fnac: R$ 21,90.
Comente! ;)
Comprar álbum na Saraiva ou Fnac: R$ 21,90.
Comente! ;)
Um comentário:
Esse show é realmente imperdível, Pato Fu é uma mistura de talentos e doçura. John, Fernanda e Cia sempre nos surprendendo com ótimos trabalhos! Veja meu relato sobre o show: http://ultrasom-tita.blogspot.com/2010/12/gostinho-de-infancia.html
Postar um comentário