dezembro 24, 2010

Natal com Bicicletas, bolos e outras alegrias!



O título do novo álbum da Vanessa da Mata já diz tudo, todo o clima desse novo trabalho da cantora é isso mesmo "Bicicleta, bolos e outras alegrias"! De todos os 4 álbuns de inéditas da cantora, eu achei que foi o mais fraco em termos de letras e melodias, mas o astral está muito legal. Algumas músicas prometem ser grandes sucessos, são elas "O tal casal" - música que já abre o disco e foi escolhida pela gravadora pra ser a primeira música de trabalho; "As palavras" - na minha opinião a melhor letra do disco, profunda, triste e melancólica, porém linda demais; e "" - na minha opinião a melhor melodia das músicas do disco, e, talvez, também o melhor arranjo. Dentre todas as 12 músicas acredito que umas 8 músicas são realmente legais, o que se tratando de um álbum novo é bom, mas acho que poderia ter sido mais. Não sei se pelo prazo que a gravadora dá, ou se pela ansiedade do próprio artísta - no caso a Vanessa - de querer lançar logo um trabalho novo, mas acredito que mais um tempo para amadurecer as idéias seria o ideal antes do lançamento do disco, mas como isso não aconteceu, o bom é curtir as boas agora.


"Bicicletas, bolos e outras alegrias" é um cd bastante variado, diversas músicas com diversos assuntos diferentes, mas não ficou um "samba do crioulo doido", acho que ela conseguiu de alguma forma preservar  o conceito desse novo trabalho, nisso a Vanessa é excepcional. À primeira vista, logo que conheci o disco, não gostei da maioria das músicas - normalmente comigo é assim - depois que eu escuto elas umas 3 vezes pelo menos é que eu entro no clima e no contexto de cada uma delas eu começo a entender de verdade e gostar, ou não. Mas como eu já disse antes, a maioria das músicas entraram em mim de verdade, mas outras não e nem irão. A parceria com o Gil na última música do disco "Quando amanhecer" não caiu legal, e olha que eu dei chance, mas não deu; "O masoquista e o fugitivo" na minha opinião é uma letra descabida e sem noção, essa foi outra que não deu certo; e "Fiu fiu" que tem um tema legal, a letra ficou legal, mas a melodia achei um tanto chata de se ouvir. Mas a Vanessa pode tudo.


A turnê já começou e o show está lindo. Tive o prazer de assistí-lo no Teatro Castro Álves, e está tudo impecável. O figurino da Vanessa e dos músicos, o cenário, o roteiro do show, a encenação, o cuidado com o som, tudo está muito lindo. É um super show pra correr o Brasil nesse ano de 2011, promete muito, garanto! Enfim, na prova dos nove o novo álbum da Vanessa é bem legal, acredito que todos vão se identificar com ao menos uma música do disco. Mérito dessa grande cantora brasileira, que tem um jeito muito particular de fazer música, o que é ótimo!

Para acessar o site oficial da Vanessa da Mata clique aqui.

Compre o novo álbum dela (o preço em algumas lojas está ótimo, por sinal!): Americanas; Submarino; Saraiva; Fnac; Video Lar; Siciliano e Livraria Cultura.

Um super feliz natal pra todos vocês! Comentem e comentem! ;)

3 comentários:

Hernando Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hernando Neto disse...

Gostei do cd como um todo, mesmo admitindo que certas músicas não ficaram tão legais, especialmente "O masoquista e o fugitivo"... Agora "quando amanhecer"? Achei estranho você xoxar justo essa, com uma das letras mais bonitas do álbum :/! Talvez, o que não ficou 100% nela foi a parceria vocal dos dois... Infelizmente, a voz de vanessa fica em segundo plano. No entanto, quando ela canta essa sozinha, como nos shows, fica lindo por demais. Ai, ai...

Sobre o espetáculo, achei arrasador também, toda a estrutura e o enredo, algo tão incomum em espetáculos de música nacional, né?
Perfeito ^^

Fabiola Malta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.